11 dezembro 2009

Os Dez Discos de Rock da Década

Eu sou vivo, estou no mundo e não sou surdo. Isso já me parece o bastante para eu enumerar meus discos preferidos. As listas estão em todo lugar e eu, também sendo filho de Deus, resolvi fazer a minha.

Sei que se tivesse acompanhado mais de perto - ao invés de estar sempre mais interessado em música velha -, essa lista seria diferente em uns três ou quatro nomes. Por isso, trata-se do que eu melhor pude digerir contemporaneamente.

A ordem pode ser considerada, mas sem muito rigor. Aí vão os dez discos de rock lançados entre 2000 e 2009 dos quais mais gostei.

10. Mogwai. Mr Beast
9. Cat Power. You Are Free
8. Arcade Fire. Neon Bible
7. Coldplay. Parachutes
6. M83. Saturdays = Youth
5. PJ Harvey. Stories from the City, Stories from the Sea
4. Silverchair. Diorama
3. Radiohead. Kid A
2. Queens of the Stone Age. Songs for the Deaf
1. Wilco. Yankee Hotel Foxtrot

Ps.: Eu comecei a escrever sobre cada um e desisti quando cheguei no Coldplay. Não conheço dez maneiras diferentes de dizer que "eu gosto porque é bonito". Também achei que seria tedioso comentar sobre os aspectos técnicos dos discos. Poderia, ainda, contar algo bonito sobre como os conheci e como me apaixonei, mas sete deles eu apenas baixei na Internet, dentro de uma sala iluminada com uma lâmpada fosforescente e coberta com piso de cerâmica.

5 comentários:

biscate nipônica disse...

você não tem ciúme de postar a sua top 10 e pensar que, por influência sua, algum(ns) desses álbums podem fazer parte da top 10 de outras pessoas? ou estou sendo egoísta demais?

e você poderia ter postado o que escreveu sobre cada um até chegar no coldplay, e depois escrever o post scriptum. gostaria de conhecer três maneiras diferentes suas de dizer "eu gosto porque é bonito".

(dei um xô na preguiça, juntei todas as minhas forças e finalmente consegui comentar aqui)

biscate nipônica disse...

*pode(m)

Nina. disse...

listas...ba(c)h...

tudo bem..todomundoéfilhodedeus.

Unknown disse...

hihihihi adoro listinhas kkk

camila schmitt disse...

biscate nipônica acertou: eu copiaria metade da sua lista.

*acho que os discos posteriores do coldplay tiraram um pouco a autoridade deles, mas o parachutes também me apetece.
além disso, acho que o kid A tem muito a ver com essa sala que você descreveu.