14 maio 2009

Você faz coleção de alguma coisa?

É, perante essa pergunta eu também sempre hesitava entre negar e procurar uma resposta sem-graça. Atualmente, entre as respostas sem-graças que me cabem há os canhotos de tíquetes de cinema e comprovantes de pagamento de multa de atraso da biblioteca.

Há, porém, essa coleção que eu levei a me dar conta de que fazia. Ela começou há três anos, no ensino médio, quando me disseram que toda paroxítona terminada em i é acentuada. Oras, e há algum exemplo de paroxítona terminada em i, perguntei. Respondendo a essa pergunta, a professora me presenteou com a primeira peça de minha nova coleção: táxi. Desde então, eu sempre memorizei as paroxítonas terminadas em i que apareceram em minha vida, sem que, contudo, eu fosse atrás de nenhuma delas - pra agregar espontaneidade. Vale lembrar que eu ignoro expressões (fíndi), nomes próprios (Báli) e as terminadas em is (tênis, lápis).

Enfim, vou exibi-las ao mundo:

táxi, júri, biquíni, cáqui, ravióli, rúgbi, safári, dândi e beribéri

Nossa, mas só nove em três anos? Sim, e, a quem interessar, eu quero descobri-las sozinho.
Do mais, ocorreu-me de compor uma frase com todas, mas desisti pensando que nenhum período é tão grande tal que dândi e biquíni coexistam.

Nenhum comentário: