16 maio 2010

Metodologia para o Consumo de Café no Campus da Universidade

Há seis semanas, recebi uma pergunta anônima em meu formspring, e enquanto a respondia, pensei que ela serviria melhor como um texto a esse blog, melhor sítio para se dissipar o verbo. Ei-la:

Metodologia para bobagens : qual é o seu melhor método?


Deveria perguntar Metodologia para quê? ou Que tipo de bobagens?. Bem, como sempre, vou ter de inventar adequações para as perguntas terem sentido e dessa vez vou ter de arbitrar uma bobagem que seja objeto de uma metodologia minha. Antes de prosseguir, gostaria que o anônimo soubesse que a desoriginalidade de sua pergunta não me passou despercebida. Já tinha visto a comunidade do Orkut de onde a pergunta procede.

Enquanto eu elaborava a resposta, pensei que a complexidade metodológica para a bobagem escolhida exigiria uma organização mais atenciosa. Por isso, compus este artigo (Guia? Manual? Aceito outras definições.) para descrever minha metodologia pessoal para beber café na faculdade.



Metodologia para o Consumo de Café no Campus da Universidade

1. Das Considerações Iniciais
Desde que me mudei pra essa cidade, passei a consumir mais café, principalmente durante o tempo que passo no campus da universidade. Eu só tomo café fumando e de preferência com os fones de ouvido no ouvido e encontro um conflito em alguns elementos esfriadores de café que se interpõem entre o momento em que o café me é servido e o momento em que eu o estou consumindo:


2. Das Causas
São estas as seguintes causas que me levaram a procurar um método de minimização do tempo de exposição do café ao ambiente:
2.1 A cidade é fria.
2.2 É comum ter fila para o açúcar.
2.3 Depois da lei anti-fumo, não se pode mais simplesmente acender o cigarro na cantina e sair pra fora. Ou seja, leva-se algum tempo para retirar-se.

3. Das Condições Precedentes
Antes de fazer o pedido, devem ser verificadas as seguintes condições:
3.1 Os fones de ouvido devem estar postos. A canção a ser apreciada deve ser previamente selecionada e deve estar pausada de forma a começar a tocar assim que se apertar play.
3.2 O cigarro deve estar apoiado na orelha direita. Se não se tem a orelha direita, use a esquerda.
3.3 O isqueiro - porque fósforos me atrapalham em delicada situação - deve estar no bolso (da calça ou da jaqueta) direito.
3.4 Objetos a serem carregados, como a mala, o guarda-chuva, e eventuais outros, devem estar penduradas no consumidor de forma a manter suas duas mãos livres.
3.5 O café deve ser pedido enquanto a fila do açúcar não estiver grande.

4. Do Pedido em Diante
Os seguintes passos requerem habilidade e rapidez de raciocínio. Deve-se lembrar que enquanto eles são observados, o café está esfriando. É uma corrida.
4.1 Se se quer um café pequeno, deve-se pedir ao funcionário que o sirva em um copo de plástico maior, porque a cautela em não derrubá-lo enquanto se anda prolonga o tempo de exposição. Tendo o funcionário considerado abusiva essa proposta, deve-se pedir-lhe, então, que preencha o copo com "um dedinho a menos".
4.2 Após adoçar o café, o palito usado para misturar o açúcar deve ser descartado in locu.
4.3 Durante a locomoção a um lugar a céu aberto, deve-se carregar o café com a mão esquerda e vedar a boca do copo com a direita.
4.4 A preferência pelo local de consumo atende aos seguintes critérios:
4.4.1 Locais de onde se tem uma vista mais ampla são preferidos.
4.4.2 Locais onde há menos barulho são preferidos.
4.4.3 Locais onde há menor probabilidade de encontrar conhecidos que possam puxar conversa durante esse seu ritual sagrado que não dura mais que míseros seis minutos (não se trata anti-sociablidade, entendam!) são preferidos.
4.4.4 Locais onde se possa sentar-se são preferidos.
4.5 Escolhido o lugar, tira-se o cigarro da orelha, acende-se com o isqueiro em algum bolso direito e aperta-se play.

5. Da Curtição
Agora é só curtir esse momento de comunhão consigo mesmo e esperar que ninguém o interrompa.