25 janeiro 2010

P&B

Eu já tinha sido avisado. Alguém que sabia algo sobre fisionomias faciais me dissera há uns anos que as proporções de meu rosto são típicas da etnia negra: lábios grossos, testa larga, maçã do rosto, nariz etc.

Há um aplicativo no Orkut, o Celebrity Look-alikes, que consiste em receber uma foto, escanear o rosto da imagem e devolver cinco celebridades cujas fisionomias se assemelham à sua. Eu me relembrei desse aplicativo hoje e quis brincar outra vez. Quando eu escolho uma foto com franja na testa - que é como uso -, tudo muda, mas não seria exatamente honesto, seria?

Eis o que eu obtive em ordem decrescente de semelhança: Vivica A. Fox, Sugar Ray Leonard, Allen Iverson, Ludacris e Dominic Howard. De nome e de fisionamia, eu não reconheci ninguém de primeira, mas acabei descobrindo que a primeira é atriz e que eu já a vira em Kill Bill (lembra-se dela morrendo na cena da caixa de sucrilhos etc?) e o último é baterista de uma banda com que simpatizo, o Muse.

Há mais de um ano eu joguei a mesma foto no aplicativo e o resultado foi diferente. Talvez o banco de dados tenha mudado. Mas é gozado que o resultado tenha sido tão parecido: os quatros primeiros eram homens negros, o que só reforça a ideia de que só me falta melanina para ser negro. E novamente, eu não conhecia nenhum deles.

A quinta celebridade? Era Sinéad O'Connor! Vai entender...

Como ou não Como?

Eis o algoritmo em fluxograma para esse dilema:

12 janeiro 2010

Should I Stay or Should I Go?

Hoje a UFPR iniciou o período de matrículas. Aqui a gente solicita as matérias a granel e não por pacotes semestrais ou anuais.

O fato é que, montando o horário numa planilha no Excel, percebi que em todos os dias eu terei janelas no horário e todas elas atravessam o almoço. Ou seja, já me deu um ruim por antecedência só de imaginar as horas vazias que também matei em 2009.

A distância a onde moro é tal que é questionável a vantagem de voltar ou não pra casa. Se volto, gasto R$4,40 com ônibus e 1:15 horas para ir e voltar, em média. Então tenho 1:45 pra almoçar e ficar em casa. Se fico, tenho 3 horas pra almoçar e errar pelo campus no horário mais quente do dia.

A biblioteca do setor de Tecnologia/Exatas está reformando desde que eu entrei nessa universidade e os alunos que precisariam usá-la para estudar sentados e com silêncio tiveram de se contentar com uma espécie de hall do setor onde foram colocadas provisoriamente - e esta é uma palavra piedosa - carteiras e cadeiras avulsamente, onde é preciso esforços de concentração hercúleos para ignorar os sons da reforma e não se distrair com gente bonita que passa.

É por isso que esse ano eu me sentirei deleitado se, quando eu voltar ao campus, perceber que não precisarei atravessar os horários de almoço desse semestre sentado num banco coletivo estudando com o material no colo. Se for, eu fico.


Panorama diário: tubo do Centro Politécnico. Bloco da administração, ao fundo.